terça-feira, 3 de maio de 2011

Indústria Cultural



      Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.

      A principal forma cultural construída por essas indústrias é a televisão, que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo. Nela podem-se observar diferentes temas e culturas expostas a qualquer horário e idade.


 
     Segundo Adorno, na Indústria Cultural, tudo se torna negócio. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Um exemplo disso, dirá ele, é o cinema. O que antes era um mecanismo de lazer, ou seja, uma arte, agora se tornou um meio eficaz de manipulação. Portanto, podemos dizer que a Indústria Cultural traz consigo todos os elementos característicos do mundo industrial moderno e nele exerce um papel especifico, qual seja, o de portadora da ideologia dominante, a qual outorga sentido a todo o sistema.


http://www.urutagua.uem.br//04fil_silva.htm
http://www.brasilescola.com/cultura/industria-cultural.htm



SINÔNIMO DE ALIENAÇÃO 

A pessoa alienada perde o contato consigo mesma, sua identidade, seu valor. Só lhe resta a angústia. "A angústia é essa situação afetiva que nos coloca diante do nada" (Heidegger).

Nenhum comentário:

Postar um comentário